Sobre nós


A Feminas (lê-se “Fêminas”, do latim, femina, que significa mulher) 

É uma editora voltada para publicações de autoria feminina. Seu objetivo principal é oferecer espaço e visibilidade à produção de escritoras brasileiras, seja na poesia, na prosa, no ensaio ou na escrita acadêmica (teses e dissertações). Cada projeto e sua autora são acolhidos pela casa por um selo especial: anitas (autoras já publicadas), celinas (autoras estreantes em carreira solo) e dandaras (autoras negras). Outros virão, pensando tanto na diversidade textual quanto temática da literatura e da produção intelectual das mulheres brasileiras. As traduções também têm lugar garantido na casa. 

No país, elas representam 52% da totalidade dos leitores, segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2015, realizada pelo Instituto Pró-Livro. Ainda assim, por muito tempo não se enxergam nos livros publicados principalmente por grandes editoras. É o que mostra um estudo iniciado em 2003 pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da UnB, coordenado por Regina Dalcastagnè. Por pelo menos 43 anos, o perfil do romancista brasileiro publicado por três das maiores casas editoriais do país se manteve o mesmo: homem, branco, de classe média e nascido no eixo Rio-São Paulo (assim como seus protagonistas). É contra esse cenário excludente que se levanta a Feminas!

No momento, os selos desenvolvidos são:


anitas
Autoras com livro(s) publicado(s)
Remete a tantas anitas que já contribuíram em tantas lutas, como Anita Garibaldi, Anita Malfaltti, Anita L. Prestes.

celinas
Autoras estreantes em carreira solo
Lembrando Celina Guimarães Viana, a primeira mulher a votar no Brasil.

dandaras 
Autoras negras 
Em homenagem a uma das mulheres negras cujo nome é sinônimo de resistência.






















A Editora

Sandra Regina de Souza é paulistana, poeta, formada em Letras pela FFLCH-USP. Atua no mercado editorial há mais de trinta anos, nos segmentos de livros e revistas, com experiência em produção, edição, revisão (Destaque: coord. de revisão Dicionário Aurélio, 5ª ed., 2010; Damas entre verdes, coletânea para o projeto Senhoras Obscenas). Publicações autorais (livros): O texto sentido (Limiar, 2008), haicaos (Limiar, 2012) e Visita íntima (Reformatório, 2015).
Tecnologia do Blogger.