Poemas Ynacabados




Sobre a obra
Apresentar a obra de estreia de uma autora que há mais de 30 anos está na estrada literária, puxando pela mão muitas/os outras/os autoras/es, parece um contrassenso. Tal ideia se desfaz quando entendemos o empenho de uma mulher negra que amplia sua militância por meio da e para a criação artística coletiva. Um livro solo talvez lhe parecesse menos importante ou ainda “sem hora para chegar”. Para quem atua também na edição de textos, é difícil julgar pronta sua obra. Todo esse contexto culmina no que a gigante Esmeralda Ribeiro nos oferta em Poemas Ynacabados, seu primeiro livro de poesia autoral.

A incompletude do que se é, do que se escreve, do que se concebe flerta com diferentes artes aludidas nas três partes do livro: Garatujas, Estesias, Arte-final. À semelhança de uma exposição em uma galeria de arte, cada pintura, instalação, escultura e toda forma de expressão de arte visual atravessa o visitante de um modo diferente: estranhamento, identificação, curiosidade, perplexidade, reflexão, encantamento. Tudo pode ser encontrado nos poemas de Esmeralda Ribeiro. Acabados ou não.


Sobre a autora
Esmeralda Ribeiro
– Natural de São Paulo. É jornalista aposentada, escritora e pesquisadora da literatura afro-brasileira. Faz parte dos coletivos “Quilombhoje” e “Flores de Baobá” (escritoras negras). É uma das responsáveis pela edição da série Cadernos Negros. É autora dos livros: Malungos & Milongas (conto) e Orukomi – Meu nome (infantojuvenil)


Poemas Ynacabados
Esmeralda Ribeiro

Gênero Poesia
Selo dandaras

Ano 2023
ISBN 978-85-54867-24-9
Brochura
13x20cm
106 páginas



Tecnologia do Blogger.