Lutei contra 100 leões – todos os 100 eram jumentos


Sobre o livro

Lutei contra 100 leões – todos os 100 eram jumentos faz uma releitura das formas encontradas na poesia popular brasileira; porém, abordando novas temáticas ao recorrer a tais estruturas, com assuntos e conteúdos mais próximos do universo feminino e do cotidiano urbano no qual a autora está inserida. Quadrinha, sextilha, décima, quadrão, coqueiro da Bahia, carretilha, martelo agalopado, galope à beira-mar, enfim, tudo é revisitado e evocado de modo a respeitar à risca sua forma e métrica, entretanto os temas abordados são ressignificados, promovendo uma nova roupagem à riqueza literária propagada pelos cantadores, romanceiros, repentistas e poetas que nos deixaram um extraordinário legado, ao versejar.

Sobre a autora

Graziela Barduco é atriz, diretora, escritora, arte-educadora, editora de vídeo e mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. É graduada em Cinema pela FAAP, pós-graduada em Artes Cênicas pela FPA, em Interpretação para Musical pela Escola Superior de Artes Célia Helena e em Administração pela UNIP. Foi orientanda de Liana Ferraz na pós-graduação em Interpretação para Musical e no Mestrado, e aluna de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida. Integra a Cia Cordiais, focada no público infantil, companhia da qual é diretora e fundadora, bem como é pesquisadora das artes da cena, com foco no teatro infantil em conexão com a cultura popular brasileira. É autora do livro Na rima da menina, pela editora Versejar (2019).


Este é um livro resistente e transformador. Resistente porque se orgulha da forma tradicional da métrica, da rima e do ritmo que a poesia de cordel, o repente, e outras linguagens como essas exigem; mas transformador porque apresenta um universo próprio de temas, mundos inteiros de novas maneiras de usar essas métricas. Por isso, deixa tudo maleável, melodioso e próximo de nós. Graziela Barduco tem esse talento imenso de nos trazer para perto. Em sua poesia, escreve verdadeiras jornadas. Muitas falam sobre caminhos que precisaram ser enfrentados, muitas falam sobre encontros. Sobretudo encontros internos. Sobre a compreensão de si. É por isso, também, que a leitura é tão fluida e é tão musical enxergar identificação com seus símbolos. Lutei contra 100 leões – todos os 100 eram jumentos é um livro de afirmação. Graziela afirma sua estética e rima – que nunca será domada. Afirma seu compromisso em apresentar essa forma dita popular com uma característica muito sua. Assim, amplia, atrai, cria novas possibilidades. Também nos faz encarar as pequenas dores que nos tornam similares. Mas, que bom, nos oferece leves curas. Uma obra para ser relida, passada de mão em mão, declamada em grupo. Como os bons livros de poesia são. – Jarid Arraes



Lutei contra 100 leões – todos os 100 eram jumentos
Graziela Barduco
Gênero Poesia
Selo anitas
Ano 2020
ISBN 978-85-54867-06-5
64 páginas


Tecnologia do Blogger.