Das raízes à colheita






















Texto da orelha da obra

"Baobá é considerada uma das árvores mais antigas do planeta terra, originária de países do continente africano. Possui o sinônimo de ancestralidade e é símbolo de re(e)xistência da população negra do Brasil.

As flores de baobá são uma espécie rara, exalam um aroma exuberante, com o desabrochar que acontece uma vez ao ano e que apenas dura cerca de um a dois dias. Felizmente, no nosso território nacional, essas flores se transformaram em um coletivo literário formado por escritoras negras, que representam sete pétalas denominadas de Benedita Lopes, Catita, Claudia Walleska, Esmeralda Ribeiro, Joice Aziza, Mari Vieira y Samira Calais.

Nesse florescimento em formato de ciranda, nasceu o primeiro fruto-livro Das Raízes à Colheita, que destaca as corpas-vozes de sete mulheres. O livro é dividido em sete capítulos que resgatam a humanidade do matriarcado azeviche. Entre poesias, contos e crônicas, as narrativas são o retrato do cotidiano de mulheres plurais que encontraram o seu poder através da escrita.

Uma obra a literária indispensável com versos, rimas, lirismo, pretuguês e escrevivências que revelam o protagonismo de cada subjetividade, porém que traduzem vidas coletivas."

Ketty Valencio - Filha de Marta e de Jonas. Bibliotecária, pesquisadora, livreira e proprietária da Livraria Africanidades (SP), empreendimento com acervo especializado em narrativas pretas.


Sobre o coletivo

O Coletivo de Escritoras Negras FLORES DE BAOBÁ nasce em 15 de dezembro de 2018, por iniciativa de Joice Aziza, no lançamento de Cadernos Negros 41, em São Paulo. À época, sete mulheres se uniram pelo entusiasmo e potência de suas escritas, impulsionadas pelo passado de todas que vieram antes, celebrando o presente e vislumbrando o futuro. Após mudanças em sua formação inicial, atualmente o coletivo é formado por Benedito Lopes, Catita, Claudia Walleska, Esmeralda Ribeiro, Joice Aziza, Mari Vieira e Samira Calais. É um grupo fechado, que cultiva não apenas as escrevivências de cada uma e coletiva, como também o cuidado e zelo por todas, em parceria de escrita-vida, em laços fortes e complexos, como é a vida. Das raízes à colheita é o primeiro livro do grupo, fruto de sua caminhada até o presente momento. 




Das raízes à colheita
Flores de baobá
Gênero Diversos
Selo dandaras
Apoio ProAC – Programa de Ação Cultural São Paulo

Ano 2022
ISBN 978-85-54867-16-4
Brochura
16x23
214 páginas





Tecnologia do Blogger.