Lançamento: Rascunhos de minh'alma




Sobre a obra

Rascunhos de minh'alma, de Lavínia Mendes, é a obra vencedora do Prêmio Dandaras de Poesia.

“O crespo vendaval que é a poesia de Lavínia Mendes nos arrebata. Sua métrica se aproxima da oralitura urbana e periférica dos slams, batalhas e outras experiências poéticas da juventude negra. Contemporânea em seus versos livres e potente em sua musicalidade, sua poesia traz a lírica lésbica, negra, juvenil, periférica. A autora, que publica sua primeira coletânea de poesias com Rascunhos de Minh’alma, é parte da diáspora negra interna entre a Bahia e Goiás. Seu trabalho poético traz maresias e sertões, cidades e ruas, afetos abertos e o erotismo do “sábado que morre na obviedade da boca do domingo”. Seus versos negros trazem a experiência malunga da obra compartilhada com sua gente. E são marcados pela liberdade comum a quem vive a dureza da experiência de existir precisando opor resistência cotidiana à brutalidade dos regimes de ódio.”

Janira Sodré Miranda, Professora no curso de Licenciatura em história do IFG campus Goiânia.Doutoranda pela UnB. Coordenadora do coletivo Negra (Núcleo de estudos em gênero, raça e africanidades).


Sobre a autora

Nascida em Utinga (Bahia), residente em Aparecida de Goiânia (Goiás), Lavínia Mendes se inspirou nos deslocamentos forçados que não foram capazes de diluir as raizes gritantes das origens. Entre as disputas de poder logo perceptíveis na graduação, os movimentos sociais diversos e as buscas afetivas pela paz de um colo mulheril, os poemas aqui dispostos desenham a própria biografia da autora. Atualmente é graduada em Licenciatura em história pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e cursa Especialização Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais). Localizando-se como mulher cisgênero, lésbica, afro-americana, nordestina e da classe trabalhadora, Lavínia vê a escrita como um dos âmbitos indispensáveis de luta, resistência e transformação social.




Rascunhos de minh'alma
Lavínia Mendes
Gênero Poesia
Selo dandaras
Ano 2021
Projeto gráfico Andreia Freire
ISBN 978-65-990328-7-5
104 páginas





Tecnologia do Blogger.